segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Justificação pela fé


                                                            ESTUDO  SOBRE ROMANOS  5
JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ                                                                                                                   29/11/2011
                                            Que Deus nos abençoe e nos direcione
                                                                      amém

Amados irmãos;   todos nos sabemos que o ser humano por mais sábio e estudioso que seja , viverá sempre em busca de algo mais; isto é: o homem nunca se completa, e estará sempre a procurar respostas para suas questões.
Versículo 1                                                                                                                                              Sendo pois justificados pela fé, temos paz com Deus,  por nosso Senhor Jesus Cristo;
O primeiro versículo do capitulo 5 da carta de Paulo aos  romanos, nos trás um alento com relação uma das maiores incertezas que permeiam nossa mente, nosso coração e nosso ser; neste versículo começamos a entender o valor do verdadeiro perdão, pois aqui fala de um perdão que justifica e que trás vida e paz.  ( João 10:10, Eu vim para que tenham vida...)   Porém o texto em questão não fala de um sentimento subjetivo  de sossego, mas  de um estado . É estarmos em paz, em vez de estarmos em guerra. A separação entre Deus e o cristão acabou. O cristão foi reconciliado com Deus. (João 1:12 , mas,  a  todos quanto o receberam, foi dado o poder de serem feitos filhos de Deus).                                                                               Mesmo assim alguns de nos tem sido tentado a buscar novas e velhas formas de nós justificar perante Deus, ( Lucas 18:9-14 ),  fazendo assim com que o poder  regenerador  e prazeroso da graça de Deus, deixe de ser eficaz em nossas vidas.                                                                               
 FARISEUS: pessoas que exerciam influência sobre o povo, eram separadas. Atribuíam condição espiritual mais elevada que os outros.Os sacerdotes possuíam um ritual antes de comer, quanto a lavagem de mãos, copos, pratos.Eram dizimistas do patrimônio total e não apenas do acréscimo. Conheciam profundamente as leis.Entre eles, haviam os que possuíam uma prática piedosa como Paulo e Nicodemos. Costumavam agradecer diariamente por não serem gentios, nem juDEUS e nem por serem mulheres.Ficavam em lugares públicos de maneira que os que passassem, os vissem                                                                                                                   PUBLICANOS: eram cobradores de impostos, rendimentos públicos. Poderiam possuir uma renda mensal adicional, se extorquissem o povo. Ex: Mateus e Zaqueu.
desta forma o versículo primeiro é claro quando fala que somos justificados pela fé.
diz que  por essa justificação passamos a ter paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.  exemplo: João 16:33 diz: tenho vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições,  mas tende bom ânimo, eu venci o mundo )   ( Isaías 32:17diz: E o efeito da justiça será a paz, e a operação da justiça repouso e segurança, para sempre )                                            ( Colossenses  1:20 Jesus trouxe reconciliação pelo sangue )
Assim sendo; tudo que precisamos é conservar a fé, sabendo que ela é o firme fundamento das coisas que não se ver mais se espera,  Hebreus 11:1  Pois através desta fé em  nosso Senhor Jesus Cristo é que podemos ter a certeza de que fomos perdoados e que somos amados de nosso Deus . Só  pela fé podemos ter certeza da salvação Efésios 2:8
O versículo 2                                                                                                                                             Pelo que também temos entrada pela fé  a esta graça, na qual estamos firmas, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.               ( João 14:1 não se turbe vosso coração...)                                                                                                  (João 10:9 diz: Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens)
Temos entrada pela fé. ou seja, podemos entrar e estar na presença de Deus. Significa aproximar-se, ter acesso   à sala do trono real. Aos cristãos foi concedido o direito de estarem de pé  diante de Deus. Embora, tenham sido rebeldes no passado, os cristãos  não precisam enfrentar o julgamento divino . Pelo contrário, eles  se aproximam do seu trono real  pela graça, ou pelo favor do rei.   ( Exemplo em Ester 5:2 cetro, favor).                                      (Romanos  3:21-26 todos pecaram, e destituídos...)                                                                    Quando diz, nos gloriamos quer dizer na verdade; jactar-se ou orgulhar-se.                                   a  esperança ou expectação  é porque nos nós gloriamos na clara expectativa da gloria de Deus.  Nós estamos seguros porque Deus colocou nos nossos corações o Espírito Santo e isto é confirmado no versículo 5.          No entanto não podemos incorrer nos erros dos Judeus que por buscarem justificação na lei desprezaram o grande Rei Jesus.   ( Romanos 10:1-10).
                                                       .  *** ( Romanos 10:1-10).***
o   Versículo 3                                                                                                                                                       E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz  a paciência.  *( atos 5:41 felizes por serem afrontados...)                                                      É importante  lembrar que esta palavra (gloriar-me pode também ter a conotação de alegrar-se); sendo assim é natural que um cristão possa está falando de vitoria mesmo em meio as dificuldades e as perdas do dia-dia, pois com salientou o apostolo Paulo, nos podemos todas as coisas naquele que nos fortalece  Filipenses 4:13 aqui o apostolo fala sobre a força sobrenatural adquirida pelo crente fiel, que através de Jesus Cristo obtém força extra para suportar sem murmurações a dura labuta do dia-dia;(atos 16:25 Paulo e Silas na prisão oram e cantam...) pois, longe de pregar riquezas ele alertou os crentes sobre o ato de viver feliz mesmo nas dificuldades , nas doenças ,enfim , mas, também não se posicionou contra àqueles a quem Deus achou por bem enriquecer  pois ele mesmo afirma que tanto sabia estar abatido quanto a ter abundância para ele o importante era a certeza de que independente da situação; se adversa ou não, importante mesmo era saber que no final ele não seria apenas vencedor , pois como diz o versículo Paulo seria fortalecido por aquele que detém todas as forças do universo, o criador de todas as coisas. Então o cristão não deve se vangloriar apenas de uma esperança futura mas também nas suas dificuldades  no presente.  Pois para vencer cada uma delas é que Deus tem nos dado uma porção nova de força espiritual a cada dia.   todos nos podemos passar por dificuldades. as tentações e as tribulações produzem resistência quando esta fé é exercitada neste tempos dificies    (Tiago 1:2,3 a prova da fé produz paciência...)  paciência.  semelhantemente a fé produz sua própria recompensa  (Mateus 5:10-12,  bem aventurados os que sofrem , )  ( II Timoteo 2:12 Quem sofre com Cristo,com Ele reinará)
Versículo 4                                                                                                                                                      E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.                                                                    
A  paciência desenvolve o caráter, a qualidade de ser aprovado . Uma vez que o cristão suportam a tribulação, Deus trabalha neles para que desenvolva certas qualidades e virtudes, que os fortalecerão e os atrairão para um relacionamento mais íntimo com Ele. O resultado é o fortalecimento da esperança em Deus e em suas promessas.  (Tiago 1:2 bem aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam).

Versículo  5                                                                                                                                                      e a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.  
A esperança que os cristãos têm da gloria futura com Deus  não traz confusão, pois ela certamente  se cumprirá. Os cristãos não serão envergonhados  ou humilhados por causa da sua esperança. A razão de Tamanha confiança  por parte  dos que  têm fé é que o amor Deus está derramado  em nosso  coração. Quando a pessoa  confia em Cristo e o recebe, ela recebe o Espírito Santo ( Romanos 8:9, vós porém não estais na carne...) que constantemente a encoraja a manter sua esperança em Deus.                                                                                                                 ( Romanos 8:38,39 nada nos separará deste amor..)


Divergências entre irmãos sempre houve e não é de tudo mal quando em defesa da fé e principalmente do evangelho de Cristo

o primeiro concilio de Jerusalém  para resolver os atritos dos apóstolos  Atos 15:4
contenda entre os discípulos Atos  15:37-39- separação
João Marcos que havia abandonado Paulo volta e se reconcilia com ele 2 Timoteo 4:11

filipenses  1:15-18,  o que importa é que preguem o evangelho...

Deus seja  Louvado.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário